Depressão Infantil: um mal que precisa ser falado

Em tempos de quarentena e, consequentemente, de isolamento social, muita gente não percebe, mas as crianças também sofrem bastante com o distanciamento. Principalmente as que moram em apartamento, onde a sensação de isolamento é ampliada. Ou seja: a depressão infantil é um assunto que vem à tona e precisa ser debatido com ênfase e seriedade.

Para identificar a depressão infantil causada pela quarentena, primeiro de tudo, é fundamental prestar atenção na rotina da criança em casa. Os primeiros sintomas geralmente vem acompanhados de modificações:

No apetite e no sono; 

Dificuldade de atenção; 

Hostilidade;

Hiperatividade ou hiporatividade;

Irritabilidade;

Anedonia;

Baixo desempenho escolar;

Fadiga excessiva;

Isolamento. 

As consequências da depressão infantil são muitas, e reparar nos sinais ajudará bastante na tarefa. A Covid-19 também limitou as atividades das crianças, até mesmo na escola, onde as aulas passaram a ser online e o estudo à distância. E isso, somado à rotina longe dos amiguinhos, gera consequências negativas como: 

Ganho de peso;

Sonolência ou insônia;

Relógio biológico desregulado.

Menosprezar a depressão infantil pode ser um caminho sem volta, visto que causa grande impacto na saúde e no desenvolvimento infantil. Quando estão isoladas socialmente, as crianças tendem a desenvolver muito mais rápido e espontaneamente um quadro depressivo. Porém, apesar do risco ser real e mais próximo do que a gente imagina, ainda existe uma solução para esta realidade que pode e precisa ser mudada. Ou seja: é possível vencer a depressão infantil, mesmo sem sair de casa.

Mas para isso, é preciso investir no planejamento de uma rotina baseada na necessidade da criança e dos pais. Criar e estimular atividades divertidas e manter um acompanhamento psicológico são alguns dos melhores métodos para essa mudança começar a surtir efeito. Atividades físicas em casa com a família, mesmo que durante poucos minutos, podem fazer uma diferença enorme no convívio, tanto para os responsáveis quanto para as crianças. 

Outra maneira bastante eficaz de identificar e solucionar o problema é através de uma Avaliação Psicológica. E quanto mais cedo ela for realizada, melhor, pois ajudará a identificar alguns sinais que possam estar imperceptíveis aos olhos dos pais. Para isso, é sempre bom contar com profissionais de qualidade, atenciosos e prontos para ajudar o seu pequeno.

Categorias: psicologia infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para iniciar uma conversa no WahtsApp.

×